Molho shoyu em sachê ou bombona: qual é o melhor custo-benefício?
7 de dezembro de 2017Para quem gosta de se aventurar na culinária oriental, o molho shoyu é um ingrediente indispensável. Além de ser usado para tempero de saladas, legumes e carnes, o shoyu também pode substituir o sal e dar cor e sabor aos pratos. Seus benefícios são inúmeros – afinal, é um derivado da soja – mas é preciso ter atenção ao consumo devido a grande quantidade de sódio. Por ser tão popular, o molho shoyu se tornou um condimento obrigatório na mesa, e com o grande aumento de restaurantes e serviço de delivery, os donos e administradores desses estabelecimentos estão na busca de formas cada vez mais simples de entregar seus serviços com muita qualidade e tempo recorde!
Se você tem um restaurante oriental e está na dúvida sobre o processo de abastecimento do molho shoyu, confira nosso post e descubra a melhor forma de otimizar seu serviço!
Bombona de molho shoyu: economia ou prejuízo?
O grande consumo de shoyu aliado a um mal processo de distribuição podem gerar muitas falhas, tanto nas mesas, como na entrega dos pedidos em domicílio. Muitos restaurantes distribuem o molho shoyu em saquinhos ou copinhos plásticos, o que pode ser uma prática prejudicial, tanto para o restaurante, quanto para o consumidor final. A busca pela economia nos acompanhamentos, que tecnicamente são oferecidos de forma gratuita pelo estabelecimento, podem gerar prejuízos, que se não observados, causam sérios problemas em seu restaurante. Afinal, a distribuição de refis de molho shoyu é uma prática pouco higiênica, pois não cumpre as exigências da vigilância sanitária e nem observa as regras de manipulação e procedência do produto. Ainda está com dúvidas? Vem com a gente que vamos esclarecer tudo na prática.
Levando em consideração os valores comercializados pela Niitsu, uma bombona de shoyu contém 20 litros e tem um custo de R$72,90. Já a caixa com 250 unidades de sachês com 10 ml cada, sai a R$ 28,50, o que geraria um custo de basicamente R$0,10 por sachê.
Pensando no uso da bombona, os restaurantes que utilizam essa prática de comprar em grande quantidade e fazer a distribuição de maneira manual nos saquinhos e copinhos, geralmente consideram os mesmos 10 ml vindos dos sachês industrializados para a divisão do produto. Desta maneira, os 20 litros renderiam 2 mil sachês, o que inicialmente pode parecer muito vantajoso para economia do estabelecimento. Mas será mesmo?
Precisamos colocar na ponta da caneta os custos que cercam essa prática, pois não se resume apenas aos valores dos produtos. O reabastecimento do shoyu envolve tempo e recurso de funcionários. O salário de um sushiman no Brasil é em média R$2.200,00, o que geraria um custo de R$ 9,16 por hora para manter esse funcionário.
Não podemos esquecer também do tempo gasto para o abastecimento dos saquinhos. Se levarmos em consideração que a cada um minuto, o funcionário produz 2 saquinhos de shoyu com o uso da bombona, chegaremos a um gasto de 16,5 horas, ou seja, isso geraria um custo de R$ 151, 14 para produção dessa prática. Em um horário de alta demanda, um restaurante precisa de máxima atenção, pois o fluxo de entrada de pedidos acelera e eles precisam sair na mesma velocidade.
Os gastos reais do processo de reabastecimento consistem também no custos dos equipamentos de aplicação, ou seja, da bomba (em média R$20,00) para fazer a passagem do molho da bombona para os saquinhos e dos próprios saquinhos, que para produzirem as 2 mil unidades, geram um gasto de R$ 80,00. Confira nosso infográfico com todas essas informações abaixo:
O que podemos concluir então? A distribuição do shoyu através dos saquinhos plásticos é uma prática mal vista aos olhos dos consumidores finais, pois o molho não está embalado à vácuo e durante o transporte ou manipulação, a embalagem pode sofrer alterações que a deixam mais vulneráveis a contaminação. Além disso, o uso da bombona gera um gasto adicional de R$ 251,14 frente ao uso dos sachês industrializados, ou seja, apesar de gerar uma maior produção, ela não compensa devido aos custos envolvidos nela.
As vantagens do sachê de shoyu
As vantagens do sachê de shoyu começam com a simplicidade de transporte, distribuição e consumo. Colocando na ponta da caneta os seus benefícios, temos uma economia de recursos dos funcionários e uma prática mais higiênica e dentro das legislações da vigilância sanitária. Além disso, o transporte das caixas de sachês é muito mais simples e no caso do serviço de delivery é bem menor os riscos de vazamento durante o trajeto.
E se é importante para você que seus clientes tenham uma experiência positiva e que favoritem o seu estabelecimento na escolha do melhor sushi, então é preciso priorizar os fatores que integrem bons e reais benefícios.
Qual o melhor custo-benefício: sachê ou bombona de shoyu?
Para toda e qualquer empresa, seu produto final deve oferecer uma experiência positiva para o cliente e por maior que seja os custos para propiciar estes resultados, são eles que trarão crescimento e aumento das vendas para a empresa.
Colocando na balança, concluímos que o uso do molho Shoyu em sachês individuais otimiza a produção, reduz custo e tempo, e melhora a imagem da marca para o consumidor.
Uma prática mais higiênica, simples e positiva trará uma experiência mais agradável para o seu cliente!
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