Massa harumaki: qual é o melhor custo benefício?

Massa harumaki: qual é o melhor custo benefício?

14 de junho de 2018

Harumaki é o nome que se dá para a versão japonesa do famoso e querido rolinho primavera e massa harumaki é a utilizada para prepará-lo. As delícias da culinária japonesa são muitas, e em restaurantes orientais brasileiros, certas iguarias fazem tanto sucesso que acabam indo parar na mesa dos apaixonados por japa com cada vez mais frequência. Muitos restaurantes self service até – embora não focados no cardápio japonês – vêm cedendo espaço em seu buffet para pequenas composições do cardápio oriental.

O Harumaki atraiu os olhos e o paladar do brasileiro por ser um rolinho de uma massa salgada e fina, com uma grande variedade de recheios, se tornando uma das entradas mais saborosas e pedidas em restaurantes orientais. Embora seu preparo pareça simples, ele pode complicar a rotina de produção da cozinha e acabar causando transtornos nas atividades do dia a dia.

Por isso, vamos falar da produção do harumaki e do melhor custo-benefício na hora da preparação desta iguaria. Continue com a gente e descubra dicas incríveis para o seu restaurante!

Massa harumaki: pronta ou caseira?

Embora o preparo dos muitos recheios do harumaki sejam feitos em grande demanda, com cuidados recomendados para a conservação de textura e sabor, a massa harumaki não pode ser preparada da mesma maneira. O harumaki é conhecido por ser um rolinho que é servido sempre quente e com massa crocante, o que torna o seu preparo por larga escala um desafio para qualquer cozinha oriental.

É fundamental que a equipe exerça total controle de seus estoques e conheça previamente as demandas de cardápio para que não ocorra desperdício de alimento ou de tempo.

Alimentos como o harumaki, que acabam sendo preparados em alta quantidade e com uma grande rotatividade, podem ser preparados a partir de componentes já prontos! Isto não só aprimora o processo de preparação, como torna a atividade mais eficiente, entregando mais qualidade no sabor e crocância, além de fazer a entrega ser mais rápida para o consumidor!

O importante é não abrir mão da qualidade de seu harumaki e torná-lo um prato que não trave as atividades da sua cozinha.

Então, como aprimorar o processo de produção de um aperitivo tão pedido de forma que gere custo-benefício para o restaurante e economia de tempo para a sua cozinha? A seguir, explicamos um pouco do processo de produção da massa.

A produção da massa harumaki

A massa do harumaki é responsável pela parte mais trabalhosa do famoso rolinho primavera. O Harumaki possui uma massa que é produzida a partir da farinha, água e sal. Deve ser preparada uma a uma, independente da quantidade de rolinhos que sua cozinha irá produzir.

Para preparar cada disco de massa, usa-se uma frigideira com revestimento anti-aderente, seca e sem untar. Muitas vezes, a frigideira deve ser limpa várias vezes durante o processo de preparação dos rolinhos. Cada disco de massa deve ser frita antes mesmo de ser recheada. E depois de enrolar a massa com o recheio, é preciso selar os rolinhos com um pouco da massa. Essa “cola” irá impedir que eles se abram e o recheio escape durante a fritura com o recheio.

Em um restaurante, qualquer atividade exige celeridade no processo de preparação. Alimentos que são preparados de forma mais detalhada – no estilo caseiro -, como a massa de harumaki, acabam tendo seus processos adaptados por apresentarem processo mais moroso. Afinal, está em jogo alta qualidade e muito sabor mas também uma entrega eficiente!

Receita da massa harumaki: vale investir?

Normalmente, a massa harumaki leva farinha de trigo, sal e água. O modo de preparo pode até ser simples, mas uma produção em larga escala pode exigir que a cozinha continuamente pare de preparar recheios e outros pratos para fazer mais um pouco da massa, que pode atrasar muito a produção e diminuir a entrega dos pedidos dos clientes.

E você sabe como pode ser péssimo entregar os pedidos com atraso, não é? Por isso, é bom que você repense se vale a pena investir na massa caseira mesmo na sua cozinha. Caso seja perda de tempo, não precisa se preocupar! Existem alternativas cujo custo e qualidade valem muito a pena!

O melhor custo-benefício da Massa Harumaki

Para preparar o rolinho primavera para o seu restaurante oriental, recomenda-se que este processo exija menos tempo de preparo – o que resulta em um harumaki fresco na mesa de seus clientes. Para isto, sua cozinha deve apresentar planejamento e utilizar ingredientes que garantem qualidade, mas que também confiram mais praticidade.

A massa harumaki pronta, por exemplo, possibilita que a fabricação de um rolinho primavera seja feita em minutos. Além de ser de fácil manuseio, a massa pronta apresenta textura e grande aderência aos molhos e recheios comumente usados.

Por ser muito fina, é versátil e possibilita que a fritura seja mais rápida, além de não encharcar nas frituras – o que mantém a textura crocante por muito mais tempo. A massa pronta pode ainda ser congelada e, mesmo depois de aberta, a embalagem pode conservar o alimento por até 6 meses no refrigerador, possibilitando que o produto se adeque às necessidades de seu restaurante e evite desperdício de ingrediente.

O processo de preparação do rolinho primavera com a massa harumaki pronta ocupa menos tempo de seus funcionários e pouco espaço de seu ambiente.

Fique atento às variedades de rolinhos primavera, e descubra os sabores favoritos de seus clientes e garanta a escolha que traz melhor custo-benefício para a sua cozinha e entregue melhor qualidade para o consumidor com a ajuda da massa harumaki pronta!

Aqui na Niitsu Food Service, garantimos a entrega rápida e segura desse e de vários ingredientes prontos que asseguram que seu restaurante esteja sempre suprido!

Newsletter Niitsu

Acompanhe todas as notícias muito além do sushi e sashimi!

Por que você gostaria de saber mais sobre comida japonesa?


Pin It on Pinterest