8 dicas infalíveis para fidelizar clientes no restaurante

8 dicas infalíveis para fidelizar clientes no restaurante

26 de dezembro de 2019

Fidelizar clientes no restaurante é, possivelmente, um dos pontos mais importantes a se considerar pelos donos deste tipo de estabelecimento.

E fidelizar clientes é essencial para o bom funcionamento de um negócio já que adquirir novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente frequente no seu restaurante.

Quer saber como cativar e transformar os frequentadores do seu restaurante em clientes fiéis? Acompanhe este post e saiba tudo!

8 dicas infalíveis para fidelizar clientes no restaurante

Como você já sabe, fidelizar seus clientes pode sair muito mais barato do que estar sempre tentando atrair novos clientes para o seu restaurante. Além disso, clientes fiéis tendem a ser um auxílio no marketing do seu negócio: o boca a boca ainda é uma ótima ferramenta de promoção para estabelecimentos locais como restaurantes.

Se você quer entender melhor o que você pode fazer para fidelizar seus clientes no restaurante de vez, confira essas dicas e coloque em prática hoje mesmo!

1. Invista no bom atendimento

Você sabia que seus clientes dão preferência a marcas que oferecem um bom atendimento em vez de um preço baixo? A pesquisa, feita pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, apontou que mais de 60% dos clientes se tornam fiéis a marcas que sabem atendê-los bem.

Isso significa que é fundamental que seu estabelecimento conte com um ótimo atendimento e um serviço impecável, que vai fidelizar clientes e garantir que eles retornem sempre.

2. Dê valor ao feedback do cliente

Outro ponto essencial para fidelizar clientes no restaurante é garantir que a opinião deles conta na hora de considerar melhorias.

Lembre-se de que seu cliente é o melhor avaliador do seu negócio e o feedback dele vai te dar ótimos insights para entender o que precisa ser melhorado, o que deve ser mantido e o que é desnecessário. Além disso, o cliente que sabe que é ouvido sente-se respeitado e, assim, acaba se tornando fiel ao seu estabelecimento.

3. Ofereça boas promoções

Seu cliente vai dar muito mais valor ao seu bom atendimento do que aos preços praticados no seu estabelecimento, mas boas promoções periódicas podem ser capazes não só de fidelizar os clientes que já frequentam seu estabelecimento como também atrair novos clientes.

É importante lembrar que as promoções precisam ser, de fato, vantajosas para o cliente, mais uma vez garantindo que ele retorne sempre. 

4. Construa um relacionamento real com seu cliente

Criar um relacionamento com seu cliente vai além de prestar apenas um bom atendimento e ouvir seus feedbacks. Colocar em prática as ideias, reclamações e sugestões dos cliente faz toda a diferença e cria uma sensação de intimidade dele com seu negócio.

Assim, para fidelizar clientes no restaurante, é preciso construir um relacionamento real, onde seu cliente de fato se sinta considerado.

5. Crie um programa de fidelidade

Uma ótima maneira de fidelizar clientes no restaurante é através de um bom programa de fidelidade. Muitos estabelecimentos e franquias já se utilizam desta técnica oferecendo, por exemplo, uma refeição gratuita a cada 10 refeições.

Este tipo de programa estimula que seu cliente retorne mais vezes já que oferece vantagens a ele por retornar sempre. Aliado a um bom atendimento, o programa de fidelidade pode garantir muitos clientes fiéis ao seu restaurante.

6. Conte com um ambiente convidativo

O salão do seu restaurante é agradável? As mesas são organizadas, limpas e estão atraentes para o cliente? Este tipo de pergunta precisa sempre ser feito na hora de pensar em fidelizar clientes para o seu restaurante.

O ambiente convidativo precisa trazer sensação de conforto para que seu cliente possa fazer suas refeições de maneira tranquila e agradável, sendo uma experiência a mais que garanta o retorno do cliente.

7. Apresente um cardápio diferenciado

Seu restaurante precisa ter um cardápio com diferenciais atraentes para os clientes. Pense em pratos únicos, que os estabelecimentos chamam de “prato da casa”, para que o cliente experimente sabores que só seu restaurante oferece.

Variedade do cardápio também é uma ótima pedida para agradar o gosto dos seus clientes e garantir que eles retornem.

8. Invista na sua equipe

Sua equipe é a alma do seu negócio já que é ela quem lida diretamente com o cliente e faz o preparo dos pratos servidos. Portanto, investir para que ela esteja sempre pronta para garantir o melhor atendimento e bons pratos é essencial para fidelizar clientes no restaurante.

Além disso, uma equipe satisfeita atende melhor e de forma ainda mais eficiente, criando um relacionamento duradouro com seu cliente.

Pronto para colocar todas as dicas em prática? Lembre-se de que seu cliente é o foco do seu negócio e oferecer o serviço melhor e mais completo é o que vai fazê-lo sempre retornar e fidelizá-lo.

Quer fazer ainda mais melhorias no seu estabelecimento? Confira agora 6 dicas infalíveis para reduzir custos no seu restaurante.

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