Como usar o gengibre na culinária japonesa

Como usar o gengibre na culinária japonesa

31 de janeiro de 2020

Você já deve conhecer o gengibre, um ingrediente utilizado em muitas receitas culinárias e medicinais devido a seus benefícios para a saúde.

Na culinária japonesa, o gengibre se transforma no delicioso gari, que é uma conserva agridoce que pode acompanhar vários pratos ou ser consumida entre pratos.

Quer saber mais? Continue acompanhando nosso post e saiba tudo sobre o gari!

Conheça os principais benefícios do gengibre

Assim como muitos dos ingredientes utilizados na culinária japonesa, o gengibre possui propriedade terapêuticas que proporcionam vários benefícios para a saúde. Aqui, vamos explicar algumas das mais conhecidas.

Gengibre como acelerador do metabolismo

O gengibre é um potente termogênico, o que significa que ele é ótimo para eliminar calorias. Por isso, ele também é largamente utilizado em dietas por quem quer ficar em forma.

Essa propriedade do gengibre também auxilia nos dias de frio já que a aceleração do metabolismo aumenta a temperatura corporal.

Gengibre como anti inflamatório

O gengibre possui propriedades anti inflamatórias, sendo utilizado para aliviar todo o tipo de dor relacionado a inflamações como dores de garganta, artrites, asma etc.

Por isso, é um ingrediente comumente utilizado em xaropes e outros medicamentos com ação anti inflamatória.

Gengibre como auxiliar na digestão

O gengibre possui ação rápida e eficiente em problemas estomacais como má digestão, enjoos e náuseas, ajudando como auxiliar na digestão.

Como usar o gengibre na culinária japonesa

Agora que você já conhece todos os benefícios dessa deliciosa iguaria, saiba também como combiná-la com seus pratos orientais favoritos.

Na culinária japonesa, o gengibre é utilizado em conserva com um molho agridoce e é chamado de gari. Além de todos os benefícios que você já sabe, o gari é capaz de “limpar” o paladar, ajudando a ressaltar ainda mais os sabores dos pratos servidos.

Seu sabor combina muito bem com pratos que contenham peixe cru, legumes e verduras, embora seja originalmente feito para fazer a limpeza do paladar entre um prato e outro.

Gengibre em conserva pronto versus caseiro

O gengibre em conserva, o gari, pode sim ser feito de forma caseira. Para isso, basta fatiar o gengibre em fatias bem finas. Existem raladores próprios para o preparo dessas fatias, mas também é possível utilizar os raladores comuns.

Em seguida, deve-se cozinhar as fatias de gengibre até que se levante fervura, para retirar o sabor forte. Depois, o gengibre deve descansar em temperatura ambiente para se resfriar.

Enquanto isso, deve-se ferver junto vinagre, açúcar e sal, que formam o molho agridoce da conserva. Enquanto o molho está quente ainda, insere-se as fatias de gengibre, que devem ficar de molho de 2 a 3 dias para que, então, o gari seja consumido.

Todo o processo é demorado e dispendioso e, por isso, muitas pessoas optam pela compra do gengibre em conserva já pronto, sem a necessidade de todos os gastos com o gengibre caseiro.

O gengibre em conserva caseiro ainda rende pouca quantidade, tornando o processo ainda mais custoso.

Se quiser saber mais sobre qual dos dois vale mais a pena para você, fizemos um comparativo completo sobre custos, vantagens e desvantagens sobre o gengibre em conserva pronto versus o caseiro.

E você? Já experimentou o gengibre em conserva, o gari, com a comida japonesa? Gostou? Conte pra gente nos comentários!

Newsletter Niitsu

Acompanhe todas as notícias muito além do sushi e sashimi!

Por que você gostaria de saber mais sobre comida japonesa?


Pin It on Pinterest