6 dicas infalíveis para reduzir custos no seu restaurante!
25 de setembro de 2019Reduzir custos no restaurante pode ser uma das tarefas mais difíceis para quem gerencia esse tipo de estabelecimento. São diversos os fatores que levam a gastos desnecessários e existem algumas ações que você pode tomar para que esta redução não impacte na qualidade dos serviços!
Conheça agora 6 dicas infalíveis para reduzir custos no seu restaurante ou bar e comece a implementar no seu estabelecimento!
Faça um controle geral de gastos
O primeiro passo – e também o mais importante – para reduzir custos no seu restaurante é fazer uma análise geral dos gastos. Eles aumentaram? Estes aumentos estão de acordo com o faturamento do restaurante?
É fundamental analisar como está a relação gastos x faturamento para entender não só o percentual de lucro como também se há excesso de gastos e como evitá-los. Por isso, faça uma planilha e compare mês a mês, analisando todo os processos do restaurante e percebendo como cortar esses excessos.
Evite desperdícios para reduzir custos no restaurante
Um dos maiores inimigos do lucro de qualquer restaurante é o desperdício, que pode ocorrer em vários momentos diferentes.
O primeiro deles é no uso de insumos na cozinha. Para evitar —–, é importante que os colaboradores envolvidos no preparo saibam exatamente quanto de cada matéria-prima é utilizada em cada preparo.
Observe também se as porções servidas aos clientes tendem a serem deixadas no prato. Em caso positivo, é válido reduzi-las para evitar também o desperdício do prato já preparado.
Conheça seu fluxo de clientes
Sabia que entender o seu fluxo de clientes ajuda consideravelmente a reduzir custos no restaurante?
Ao ter uma média de número de frequentadores, pratos mais pedidos e dias de maior movimento, você consegue fazer um bom controle do volume de preparações na sua cozinha.
Isso significa também que fica mais fácil prever, por exemplo, a compra de alimentos perecíveis, evitando que se compre um volume acima do necessário que pode estragar e não ser aproveitado.
Além disso, comprar quantidades muito menores também pode ser negativo já que a compra dos insumos de última hora pode acarretar em valores mais altos, difíceis de serem negociados.
Capacite a sua equipe
Segundo uma pesquisa de 2016 da Accenture, 86% dos consumidores migraram para concorrentes devido ao mau atendimento de uma marca ou estabelecimento e, em 92% dos casos, o problema poderia ser contornado.
Além destes dados da pesquisa, é importante ainda citar que manter um cliente é sempre bem mais barato do que estar sempre em busca de adquirir novos.
Sendo assim, é inegável que uma empresa ganha muito ao capacitar sua equipe e isso também se reflete na redução de custos do restaurante.
Conte com fornecedores flexíveis
Imagine que, por um fluxo acima do normal de clientes, é preciso repor alguns ingredientes pontuais no seu estoque. Ao lidar com fornecedores flexíveis, fica mais fácil negociar valores para entregas menores, bem como recebê-las em dias incomuns.
Por isso, ter fornecedores que vão além da prestação de serviço e se tornam parceiros ajuda a reduzir custos no seu restaurante, já que a tendência de conseguir entregas mais flexíveis e negociáveis se torna maior.
Faça o controle do seu estoque
É claro que existem casos extraordinários em que será necessária uma reposição do estoque em cima da hora. Mas esses casos são exceção e seu estoque precisa, dentro do possível, se manter sempre sob controle.
Por isso, é importante medir o fluxo de saída de ingredientes, validade, dias de novas entregas, volume de produtos etc. Com isso, é mais fácil ter um controle completo de tudo que faz parte do dia a dia da cozinha e outros materiais do restaurante.
Quer dar o primeiro passo para reduzir custos no seu restaurante? Baixe nossa planilha de Controle de Estoque e comece a aproveitar melhor a matéria-prima dos seus pratos!