6 opções de comida japonesa para quem quer fugir do peixe cru

6 opções de comida japonesa para quem quer fugir do peixe cru

30 de agosto de 2019

A culinária oriental é largamente conhecida por contar com algo muito diferente dos alimentos que consumimos no Ocidente: o consumo de certos alimentos crus, especialmente os peixes.

Isto pode tornar esta culinária bastante exótica, deixando muita gente com o pé atrás para experimentar novos pratos e sabores. Existem também aqueles que experimentaram e realmente não gostaram do peixe cru, o que é bastante comum.

Felizmente, a culinária oriental é bastante rica e existem várias opções de comida japonesa disponíveis que contam com alimentos cozidos e fritos. A seguir, falamos sobre algumas dessas opções para que você possa variar e experimentar novos sabores!

Os japoneses e seus pratos mais consumidos

Como já dissemos antes, provavelmente a primeira coisa em que qualquer pessoa no ocidente pensa quando se fala em comida japonesa é em peixe cru.

Na realidade, um dos alimentos que menos faz parte da rotina dos japoneses é esse mesmo ingrediente. Os sushis e sashimis são, normalmente, consumidos em datas comemorativas, como aniversários e casamentos, que não são eventos celebrados com frequência.

Isso significa que existem mais opções de comida japonesa que não incluem peixe cru do que as pessoas sabem!

Opções de comida japonesa para quem quer fugir do peixe cru

1. Tempurá

O tempurá é um prato muito popular entre os japoneses e pode contar com diversos ingredientes diferentes na sua preparação. O que, de fato, caracteriza o prato é a massa utilizada para envolver os frutos do mar, legumes e peixes, além de um delicioso molho agridoce que faz essa uma das opções de comida japonesa mais amada aqui no ocidente.

Curiosamente, este é um prato que chegou ao Japão através dos missionários portugueses e acabou se tornando um clássico da culinária oriental. Se você ficou curioso em experimentar, confira nosso post completo com a receita e faça o preparo em casa!

2. Gyoza

O gyoza também é um prato que possui origem em outro país: a China. Apesar disso, recebeu adaptações que o fizeram se tornar um prato tradicional japonês muito saboroso.
Talvez você o conheça com o nome de “pastel chinês” ou “pastel japonês”, e ele normalmente possui um recheio de carne de porco picada e legumes, podendo ser frito ou cozido. Alternativa aos alimentos crus de dar água na boca!

3. Yakisoba

O yakisoba é uma das opções de comida japonesa mais conhecida dentre as alternativas aos pratos com peixes crus! O macarrão utilizado no seu preparo é feito de massa de sobá, uma massa feita à base de trigo sarraceno, que dá aquele sabor diferenciado que todo mundo adora na receita.

Essa massa de macarrão é frita junto de pedaços de legumes e também pode contar com uma deliciosa carne picada além, claro, de temperos típicos, como o molho shoyu.

4. Yakimeshi

Este prato de origem chinesa é muito conhecido com outros nomes, como arroz chinês, arroz primavera ou arroz chop-suey, e é muito apreciado pelos orientais. Aqui no Brasil, ele chega a ser preparado com o arroz comum, que utilizamos no dia a dia, mas no Japão ele é tradicionalmente preparado com o arroz gohan (e você pode aprender a receita aqui!).

O yakimeshi pode ser consumido sozinho, como os japoneses costumam fazer, e também pode ser utilizado para outros pratos e conta com várias versões diferentes, mas a mais conhecida é aquela em que o arroz é preparado com pedacinhos de cenoura cozida, presunto ou peito de peru em cubinhos e cebolinha picada.

5. Sukiyaki

O sukiyaki é um saboroso prato japonês muito consumido especialmente no inverno, já que é consumido bem quentinho. Ele, inclusive, possui uma preparação peculiar: é feito à própria mesa, em uma panela sobre um pequeno fogareiro portátil onde os ingredientes vão sendo cozinhados aos poucos. Também por isso, ele é chamado de “fondue japonês”.

Os ingredientes que compõem o sukiyaki podem variar, mas basicamente conta com carnes bovinas ou suínas em fatias finas e vários legumes e verduras como cenoura, alho poró, batata doce, couve-flor etc. O resultado é praticamente um ensopado super saboroso!

6. Kushikatsu

O kushikatsu é uma opção de prato japonês com a qual os brasileiros se identificam muito. Com um preparo extremamente simples, o kushikatsu, também chamado de kushiage, se resume a pedaços de carne e legumes fritos no palitinho!

A massa utilizada para encobrir os legumes e carnes se assemelham a massa utilizada no tempurá, mas aqui ela é feita com farinha de rosca. As carnes também podem ser substituídas por frutos do mar, conferindo uma grande variedade de kushikatsus diferentes.
Viu como existem muitas alternativas diferentes para quem quer fugir dos alimentos crus? Aproveite para experimentar e se apaixonar pelos pratos diferenciados da culinária japonesa! Já provou algum deles? Conte para a gente nos comentários o que achou!

Newsletter Niitsu

Acompanhe todas as notícias muito além do sushi e sashimi!

Por que você gostaria de saber mais sobre comida japonesa?


Pin It on Pinterest