7 dicas para se tornar um bom sushiman
12 de julho de 2018Muitos apaixonados por japa acabam adquirindo o desejo de produzir seu próprio sushi em casa. Ou, muitas vezes, tendem a pensar na possibilidade de considerar a profissão para a sua carreira.
Mas pensar em aprender a fazer sushi e futuramente tornar isso uma profissão oferece desafios que exigirão muita paciência e dedicação. Para aprender a ser um bom sushiman, tanto para as visitas em casa, quanto os para clientes do seu restaurante, é necessário perceber que, quando se trata da culinária oriental, estamos falando de pratos delicados e que atraem a atenção das pessoas igualmente pela aparência e sabor!
Por que ser um bom sushiman?
O processo de produção dos pratos irá exigir certo investimento educacional. Não é apenas com prática e colocando a “mão na massa” que seus sushis começarão a apresentar melhora na qualidade. Fazer sushi tem muito mais a ver com estudar e compreender a cultura daquele país, e conhecer a fundo as características dos ingredientes. Muitos sushimans profissionais dizem que mais importante que o interesse por fazer sushi, é o interesse por conhecê-lo.
O sushi é uma arte que começou por acidente! Mas para se tornar um bom sushiman é preciso entender que a culinária japonesa traz técnicas que trabalham tanto a criatividade como a habilidade em seu manuseio. Um ótimo primeiro passo para se tornar um bom sushiman começa com preparação técnica, muita prática e interesse na cultura japonesa! Este é um combinado perfeito para um sushi saboroso.
No Brasil, o sushi é um prato caro e super delicado, mas que é muito bem apreciado. As pessoas tendem a valorizar o preço pago pelo sushi e, independente do quão alto ele pode ser em certos restaurantes e regiões do país, ele não deixa de atrair pessoas curiosas para provar. Se você pretende se tornar sushiman e abrir um negócio, com bom planejamento e investimento na medida certa, você pode gerar muito lucro. Afinal, um pequeno sushibar já tem potencial incrível para o crescimento do seu negócio.
7 dicas para se tornar um bom sushiman
Quanto maior o seu interesse pela culinária japonesa, mais naturalmente se aprende sobre como se tornar um bom sushiman. Além disso, você pode sempre buscar praticar seu conhecimento em casa – nunca vai faltar visita para descobrir o quão saboroso pode ser o sushi que você prepara. Fazer sushi ajuda a treinar seu psicológico, paciência e ajuda a estimular também sua atenção aos detalhes.
Quer se tornar um bom sushiman? Confira 7 dicas essenciais para você começar a se preparar!
1. Estude a culinária Japonesa
A primeira dica é a mais fundamental: é preciso estudar a culinária japonesa. Mas se atente também as tradições e culturas do Japão. Conhecer a fundo cada ingrediente é entender os costumes que os japoneses têm ao cozinhar. Entender a história e a cultura também fazem parte na hora de entender as técnicas e traçar o caminho certo para ser um bom sushiman.
2. Tenha acessórios de qualidade
Um bom sushiman entende a necessidade de selecionar cuidadosamente cada um dos itens empregados no preparo do seu sushi, por isso, busque sempre acessórios de qualidade, como facas, tábuas e mesmo recipientes onde os ingredientes serão guardados e conservados. Isso vai fazer toda a diferença na maneira como você apresenta seu prato e como as pessoas perceberão os sabores dele.
3. Saiba tudo sobre os ingredientes
O conhecimento dos ingredientes nos mínimos detalhes facilita ainda mais o processo do preparo. Fatores como textura e temperatura dos alimentos são fundamentais para um bom resultado final e qualquer sushiman deve ter conhecimentos mínimos sobre sabores e combinações.
4. Pratique as técnicas aprendidas
Tire um tempo na sua rotina e coloque a “mão na massa”. Estudar e ter conhecimento é fundamental, mas nenhum resultado é atingido sem tirar as ideias da cabeça para serem colocadas em prática. Um bom profissional entende a necessidade de praticar e errar até alcançar o resultado perfeito.
5. Aprenda a escolher os melhores peixes.
O quão fresco o peixe está é um fator essencial para a preparação das comidas japonesas. Se ele não foi adquirido no mesmo dia do preparo, tem de estar conservado apropriadamente para a preparação. Na hora de limpá-lo, todo cuidado do mundo com o manuseio do corte. Qualquer erro pode deixar seu sushi com pouca resistência e ninguém quer receber um sushi mole e se desmontando. Fique atento!
6. Entenda o tempo de manuseio dos ingredientes
Na hora do preparo, o sushi é feito em contato direito com as mãos. Por ser um prato sensível, o manuseio exige habilidade e precisão. O tempo de manuseio deve ser curto, já que a temperatura das mãos pode interferir na qualidade dos ingredientes. Monte o seu sushi com o peixe ainda gelado e o arroz morno.
7. Tenha cuidado redobrado na refrigeração!
O cuidado deve ser redobrado na hora da refrigeração – tanto dos ingredientes, quanto dos sushis já prontos. Acomode as peças em ambientes refrigerados, e na hora de servir, o consumo deve ser imediato para que não estraguem à temperatura ambiente.
Fique atento a estas dicas, comece a se preparar com dedicação e em breve seus pratos estarão incríveis! Não esqueça de acessar o Blog da Niitsu Food Service para conferir materiais exclusivos que irão lhe auxiliar na organização da sua cozinha, no abastecimento de seu estoque e no sucesso de seu restaurante!