Aprenda a fazer a receita do tempurá!
21 de março de 2019Você provavelmente já ouviu falar no tempurá, um delicioso prato popular oriental que, reza a lenda, teve sua origem aqui mesmo no Ocidente, quando os missionários jesuítas não podiam consumir carne no período da Quaresma.
Após anos e anos, o tempurá foi adaptado e adotado pelos japoneses da maneira como nós os conhecemos hoje: vegetais e legumes empanados numa deliciosa massa fina e leve. O que é ainda melhor é que a variedade de vegetais que podem ser adotadas na receita é bem grande, possibilitando que seu tempurá seja do jeitinho que você quiser!
Que tal aprender hoje a receita e colocar em prática em casa? Acompanhe o post e saiba mais!
Receita de tempurá de legumes
Apesar de, mais comumente, o tempurá ser feito com legumes, é possível prepara-lo com vários ingredientes, inclusive carne e camarão, por exemplo. Sendo assim, você pode adaptar a receita aos ingredientes que quiser e achar mais saboroso.
Aproveite a receita para colocar sua criatividade culinária na mesa, mas se quiser dicas, sugerimos que você utilize ingredientes como a batata, batata doce, berinjela, abobrinha, cebola, cenoura, camarão, lula e peixes.
Ingredientes do tempurá
Receita da Massa
1 ovo
2 xícaras (chá) de água gelada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 saquinho de Hondashi
Receita do Molho
2 xícaras (chá) de caldo de peixe
½ xícara (chá) de shoyu
1 xícara (café) de saquê mirim
¼ xícara (chá) de nabo ralado
Modo de preparo da massa do tempurá
Em um recipiente, bata o ovo cuidadosamente, adicionando a água gelada aos poucos até misturá-los. Em seguida, acrescente a farinha, o fermento e o Hondashi e misture até que a massa fique homogênea. É importante evitar mexer muito a massa uma vez que ela estiver homogênea, pois, quanto mais ela é misturada, mais glúten a massa vai ter, deixando o tempurá com aspecto mais pesado.
Depois de misturado, adicione os ingredientes da sua escolha, seja legumes, carnes, peixes ou frutos do mar. Ponha bastante óleo em uma frigideira e vá colocando pequenas porções para fritar.
Existe uma temperatura ideal para fritar seu tempurá e deixa-lo crocante como manda a tradição. Para isso, é preciso que o óleo esteja em torno dos 170°C. Para testar se a temperatura é a ideal, você pode fazer um teste pingando uma gota da massa no óleo aquecido.
Caso a gota de massa pese e vá para o fundo da panela, o óleo pode ainda não estar quente suficiente e é preciso aguardar mais até que ele esteja na temperatura correta. Caso a gota se espalhe rápido, pode ser que a temperatura do seu óleo esteja muito alta e é necessário reduzi-la.
No caso da temperatura ideal, a gota de massa teria de afundar até metade do óleo e retornar frita para a superfície.
Diferença de tempo de frituras do tempurá
Como é possível adicionar tanto legumes como carnes e frutos do mar ao seu tempurá, o tempo de fritura pode variar. Confira a seguir quais as recomendações para cada ingrediente!
Tempo de fritura dos vegetais
No caso dos vegetais, o tempo de fritura pode levar de 2 a 3 minutos, sendo que é necessário virar o vegetal para que ambos os lados fritem (de 1 a 1 ½ minuto cada lado).
Esse tempo é suficiente para deixar seu tempurá crocante e o vegetal cozido.
Tempo de fritura de frutos do mar
Os frutos do mar, que geralmente estão frescos, podem levar bem menos tempo já que podem ser consumidos praticamente crus. Por isso, seus tempos de fritura podem levar até 25 segundos, que é o suficiente apenas para endurecer a casquinha do tempurá.
Depois de fritar seus tempurás, é importante deixar que o óleo escorra bem de cada pedaço. Por isso, deixe a escumadeira escorrer o máximo de óleo possível antes de coloca-los sobre papéis absorventes ou use um escorredor próprio para frituras!
Modo de preparo para o Molho
Adicione todos os ingredientes, com exceção do nabo, em uma panela e leve ao fogo. Antes de servir, adicione o nabo e pronto! Seu molho para tempurá está pronto para ser degustado.
Caso você não tenha os ingredientes para preparo do molho, você também pode consumir seu tempurá exclusivamente com um delicioso molho shoyu. O sabor do shoyu casa perfeitamente com a massa do tempurá, mantendo-o leve e saboroso.
Com seu tempurá frito e sequinho junto do molho, você já pode servir o seu prato! O melhor é que o preparo dele é tão simples que não exige de você nenhuma habilidade culinária mais avançada ou equipamentos complexos.
Quanto aos ingredientes, você pode adquirir temperos e molhos próprios para o preparo de comida oriental também na Niitsu Food Service, seja para fazer seus pratos em casa ou no restaurante!
Experimentou a receita? Conte pra gente nos comentários o que você mais gostou e se fez algo de diferente!