Controle de estoque: 9 dicas para você aplicar no seu restaurante

Controle de estoque: 9 dicas para você aplicar no seu restaurante

24 de outubro de 2019

Fazer o controle de estoque é fundamental para o bom funcionamento de qualquer bar e restaurante. É com ele que o empresário consegue mensurar entrada e saída de itens, identificar fluxos e acompanhar a logística do negócio.

Afinal de contas, nenhum restaurante é capaz de funcionar sem um estoque sempre abastecido e preparado para atender o público e as demandas do dia.

Por isso, explicamos as vantagens de fazer o controle de estoque no seu estabelecimento e separamos 9 dicas para você entender como aplicar no seu restaurante.

Vantagens de investir no controle de estoque

O controle de estoque conta com inúmeras vantagens, tanto para o estabelecimento em si quanto para o bolso do empresário! A maior delas é o melhor controle de custos, que pode reduzir perdas e melhorar os lucros do bar ou restaurante.

Isso porque o controle de estoque permite que se identifique o fluxo de entrada e saída dos itens armazenados, detectando aqueles passam mais ou menos tempo estocados e evitando que eles faltem ou estejam em excesso e percam a validade.

Quer dizer, o fornecimento vem sob medida, evitando gastos excessivos com produtos que não serão utilizados e que podem ser descartados ou pedidos emergenciais daqueles que estão em falta.

Outra vantagem importante do controle de estoque é a melhoria na produtividade! Com um estoque organizado, os colaboradores têm sempre a certeza de que vão encontrar os produtos de que necessitam na hora de realizar preparos.

Isso também leva à melhora na qualidade da produção dos pratos, que podem garantir cada vez mais e mais clientes para o seu estabelecimento!

9 dicas para fazer o seu controle de estoque

Agora que você já conhece algumas das maiores vantagens de adotar um bom controle de estoque no seu restaurante, que tal conferir nossas principais dicas para colocar essa gestão em prática?

1. Conheça as regras da Vigilância Sanitária

Um dos pontos mais importantes na hora de fazer o controle de estoque é se certificar que você está inteirado com todas as regras da Vigilância Sanitária.

Essas regras dizem respeito a armazenamento e manipulação de alimentos, ventilação e higiene do local, cuidados com a água, com contaminações, com lixo e vários outros pontos que são fundamentais para o funcionamento do restaurante.

Todas as informações necessárias podem ser adquiridas diretamente com agentes da Anvisa e no site do órgão.

2. Observe prazos de validade

Sabia que um dos grandes motivos para haver desperdício no restaurante é a falta de acompanhamento de datas de validade?

O controle de estoque exige que haja observação das datas de validade, evitando que materiais fiquem inutilizados e usando-os antes de vencerem.

Além disso, a data de validade também orienta o responsável pelo abastecimento do estoque para saber frequência de pedidos e quantidade de materiais em cada pedido, evitando que se peça em excesso e haja desperdício.

3. Acompanhe a rotatividade dos ingredientes

A rotatividade dos ingredientes é outro fator que faz toda a diferença no controle de estoque. Para isso, é preciso conhecer bem o cardápio do estabelecimento, o fluxo de clientes e os pratos mais pedidos.

Em dias mais cheios, por exemplo, é claro que serão gastos muito mais ingredientes, especialmente dos pratos mais pedidos. Por isso, é importante que isto tenha sido previsto e que o estoque seja capaz de atender à demanda.

4. Confira as condições de armazenamento

Além de ser uma preocupação diretamente ligada às regras da Vigilância Sanitária, as condições de armazenamento dos produtos precisam ser consideradas no seu controle de estoque.

Observe se o local de armazenamento está longe de fontes de calor e não apresenta sinais de umidade ou outros fatores que podem prejudicar os produtos que ficarão estocados.

Confira também o armazenamento de produtos que são refrigerados, certificando-se sempre de que tudo está propício a conservação dos ingredientes.

5. Cheque a limpeza e higiene do local

Também é indispensável a limpeza do ambiente de armazenamento para evitar contaminação dos alimentos, e isso só pode ser atingido com um controle rigoroso da limpeza e higiene do local.

Faça limpezas com os produtos adequados e mantenha o controle de pragas em dia, tanto para garantir cumprimento das regras da Vigilância Sanitária quanto para se assegurar da qualidade dos seus produtos para os clientes.

6. Tenha cuidado com o manuseio dos ingredientes

O manuseio correto dos alimentos também afeta diretamente o controle do seu estoque. Caso algum dos ingredientes passe por uma manipulação que o contamine, pode ser necessário descartá-lo, levando ao desperdício e prejudicando o planejamento dos novos pedidos com o fornecedor.

Por isso, um bom treinamento para os colaboradores sobre o manuseio correto de ingredientes vai ser positivo para o estoque e também para os custos do restaurante.

7. Tenha um documento de controle do estoque

Como fazer um controle de estoque adequado sem um documento que registre tudo que diga respeito ao armazenamento dos seus produtos?

O documento para fazer o controle do seu estoque precisa contar com datas de entrada e saída de alimentos, data de validade de cada ingrediente, quantidades e custos. Além disso, é interessante deixar sempre anotada a data do último fornecimento e a data prevista do próximo para que não haja excessos ou faltas.

Este documento vai trazer todas as informações essenciais para um controle adequado e claro para qualquer pessoa da equipe que venha a lidar com ele.

No link abaixo, você confere a Planilha para controle de estoque da Niitsu e pode baixá-la gratuitamente para começar a cuidar melhor do seu estoque!

8. Deixe sua equipe ciente da importância do controle de estoque

É fundamental que você deixe toda a equipe de colaboradores ciente da necessidade de um bom controle de estoque do seu restaurante, especialmente se ele não é manipulado ou movimentado só por você.

Com um bom treinamento, todos deverão compreender a importância de manter a organização do ambiente e da documentação relacionada ao estoque para que o controle seja feito por toda a equipe.

9. Faça uma boa gestão de compras

A gestão de compras é toda a atividade relacionada a compras de mercadorias e produtos para a produção da empresa. No caso do restaurante, aqui estamos falando de ingredientes. utensílios e equipamentos necessários para o preparo de pratos.

Assim, fazer uma boa gestão de compras depende diretamente de um bom controle do seu estoque que, por sua vez, vai depender também da gestão de compras. Uma coisa leva a outra e unir ambas as atividades e executá-las bem é fundamental para o bom funcionamento geral do estabelecimento.

Deu para ter uma boa ideia de como se organizar e garantir que o controle do estoque esteja sempre em dia e pronto para atender à clientela!

Quer saber mais sobre organização e como poupar custos no seu restaurante? Confira este artigo com 6 dicas infalíveis para reduzir custos no seu estabelecimento!

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