Molhos teriyaki e tarê: quais as diferenças?

Molhos teriyaki e tarê: quais as diferenças?

9 de maio de 2018

Todo mundo já sabe que a culinária japonesa está em alta no Brasil há bastante tempo, seja a partir de receitas tradicionais ou fusion foods (fusão de comidas, em inglês), que combinam receitas de diversas culturas. O crescimento na oferta da culinária japonesa teria crescido em todo o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Culinária Japonesa (ABCJ), cerca de 700% nos últimos dez anos. Impressionante, não é? No entanto, ainda é comum se perder entre tantos conceitos e nomes diferentes.

Teriyaki e tarê, por exemplo, são nomes que as pessoas ainda acham que se referem a um mesmo ingrediente. No entanto, existem algumas diferenças essenciais entre esses dois que são fundamentais para uma boa gestão da cozinha do restaurante! Vamos lá?

Molhos teriyaki e tarê têm diferença?

Apesar de muitos se confundirem e acharem que é a mesma coisa, teriyaki e tarê possuem boas diferenças. Tarê, em japonês, significa “molho”. Portanto, dizer molho tarê é até um pouco redundante, já que seria o mesmo que dizer “molho molho”.

Já o teriyaki é o molho utilizado no momento de preparação de grelhados, conferindo suculência e mais sabor. A gente explica: o nome teriyaki pode ser dividido em teri, que significa brilho, enquanto yaki pode ser traduzido como grelhado. Logo, o teriyaki garante a aparência apetitosa dos grelhados que todo mundo tanto ama!

Normalmente, o molho teriyaki deriva do molho tare, sendo uma preparação mais “sofisticada” do tare original.

No entanto, no Brasil, os nomes teriyaki e tarê acabaram sendo conhecidos por se associar ao mesmo molho, encorpado e levemente adocicado, com um gosto peculiar e que normalmente é feito a partir de gengibre, shoyu, açúcar e saquê.

Quando esses molhos são utilizados?

O molho teriyaki, feito a base de tarê, é utilizado na preparação de diversos alimentos grelhados, como frango, carnes e peixe. O sabor fica especial e diferente dos temperos comuns da culinária brasileira já que confere um sabor adocicado. Ele também é muito utilizado como molho de acompanhamento no consumo de sushis.

Se pensarmos em técnicas de food fusion, é possível utilizá-lo nas mais diversas receitas, tanto orientais quanto de outras culturas. Seu paladar e sua imaginação são o limite!

Devo preparar meu próprio molho ou comprar pronto?

Os molhos teriyaki e tarê possuem as mais diversas formas de preparação, podendo incluir açúcar, mel, gengibre, saquê… As combinações podem ser infinitas! Apesar das preparações serem relativamente simples, para um restaurante que lida com a demanda deste molho diariamente, é difícil dedicar um tempo exclusivo para isso, ainda mais sabendo que existem produtos prontos no mercado de qualidade tão elevada quanto os artesanais.

Além do mais, a preparação pode demandar um investimento maior não só de tempo como de dinheiro, pois será necessário adquirir os ingredientes e gastos de água, gás e luz no seu restaurante. Aqui na Niitsu, você pode adquirir o molho em versão econômica de 5 litros, ou em pequenos sachês de 8g em caixas com 250 unidades para seus clientes se servirem na mesa.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os molhos teriyaki e tarê? Aproveite que a Niitsu oferece produtos de ótima qualidade e um serviço de entrega que te atende sempre naquele momento em que você precisa e renove seu estoque!

 

Newsletter Niitsu

Acompanhe todas as notícias muito além do sushi e sashimi!

Por que você gostaria de saber mais sobre comida japonesa?


Pin It on Pinterest